Consultoria

Conta a lenda que consultores são pessoas que convidamos e que vem nos dizer coisas óbvias e que no final ele sempre faz aquilo que poderíamos ter feito. Não acredito que seja essa uma boa definição para o que fazemos nesse campo científico.

Gosto muito de ilustrar o que fazem os consultores com uma história bastante interessante. Vamos lá…

Um industrial acordou uma certa manhã e deparou-se com um grande problema, foi avisado pelo vice-presidente da empresa que precisavam de uma reunião urgente com o gerente de operações. A reunião foi feita em caráter de emergência e o dono da empresa foi comunicado que uma desaceleração do painel de controle central da fábrica principal estava ocasionando um atraso nunca visto na produção final, isso teria como consequência um atraso na entrega e todas os problemas decorrentes desse entrave na produção.

 Imediatamente acionaram os melhores técnicos da fábrica e nenhum deles conseguiu resolver o problema. O presidente da indústria então ligou para um outro grande industrial e contou-lhe o problema. Foi aconselhado a contratar um grande consultor de mercado que já havia ajudado a muitas outras empresas antes com relação a problemas nesse tipo de painel.

Imediatamente o consultor foi contactado e atendeu ao chamado do seu cliente. Quando o consultor chegou foi acompanhado pelos grandes técnicos e pelo próprio presidente da indústria. O profissional olhou o painel, pediu uma escada pequena e tirou do bolso uma pequena chave de fenda, subiu analisou uma série de parafusos e diante de um deles bem pequeno que estava vibrando num canto, apontou a ferramenta e fez um aperto mais vigoroso. O painel foi se normalizando, a fábrica voltou a normalidade em menos de trinta minutos e todos voltaram ao trabalho aplaudindo o consultor.

Uma nova reunião foi feita desta vez entre o consultor, o presidente e o vice-presidente. Todos estavam encantados com a rapidez com que ele solucionou o problema que poderia causar um grande prejuízo financeiro e o que é pior, de reputação para a marca. O presidente então perguntou ao consultor quanto seria aquele serviço e obteve como resposta:

Consultor: Nesses casos eu cobro a quantia de R$ 10.000,00.

Presidente: Mas tudo isso? Olha o senhor me desculpe, mas eu vou precisar de uma nota fiscal desse serviço, porque eu vi que o senhor teve apenas o trabalho de apertar um parafuso que estava frouxo. Eu vou precisar justificar para o diretor financeiro e para os acionistas esses custos.

O consultor então fez a nota fiscal conforme o pedido do Presidente da empresa e lá constavam dois itens:

  1. Apertar um parafuso frouxo…………………………..R$ 1,00
  2. Saber qual era o parafuso frouxo no painel……..R$ 9.999,00

Essa é uma boa história que ilustra porque precisamos de um Consultor. Eu tenho atendido algumas empresas e em alguns casos muitas vezes o trabalho em nossa primeira conversa é convencer o que os gerentes precisam fazer para que não precisem de um consultor. Por vezes eles assumem um posicionamento proativo e decidem eles mesmos resolver os problemas, por vezes alguns dizem que sabem “o que é preciso fazer”, mas não sabem “como fazer”, aí é o momento que uma ajuda externa pode contribuir muito.

Outros começam a fazer e depois decidem contratar um consultor para incrementar novas ideias.

Esse é o nosso trabalho, se a sua empresa ou a sua gerência, está cansada das soluções comuns, se você precisa de renovar algumas ações, se você acredita que pode ser disruptivo na gestão assim como pode ser na criação de novos produtos, vamos conversar, conte comigo.

Faça um contato e marque uma reunião sem compromisso. Pode saber um pouco mais de quem sou visitando outras áreas do site, mas só pra resumir, costumo me definir como um Psicólogo, especialista em psicologia Positiva e interessado em tornar as organizações um bom lugar para se trabalhar onde as pessoas possam afirmar sem medo que são felizes onde trabalham.

Se você também acredita nisso, aguardo seu contato, vamos conversar.      

contato@ricardodesa.com.br (21) 99784 7200